Qual é melhor hora para fazer exercício?

porKate

Qual é melhor hora para fazer exercício?

Alguns médicos, treinadores e atletas dizem que é pela manhã, o momento ideal para fazer exercício, já que o metabolismo está ativo e queimam mais calorias, além de que é mais fácil criar o hábito e diminui a possibilidade de abandoná-lo. Durante a manhã foram registrados menos níveis de poluição e a temperatura é mais fresca, assim que realizar alguma atividade física durante esta parte do dia nos ajuda a começar com mais energia física e maior acuidade mental.

Estudo da Universidade de Brunel

Por outro lado, novas pesquisas sugerem que o exercício pela manhã, principalmente para atletas de alto rendimento, tem mais desvantagens do que benefícios. Um estudo realizado pela Universidade de Brunel, Middlesex, na Inglaterra, e que foi publicado na revista British Journal of Sports Medicine, conclui-se que as sessões de treino matutino comprometem o sistema imunitário, pelo que se podem contrair infecções com maior facilidade, aumentando o risco de infecções por bactérias ou vírus.

A pesquisa liderada pelo Dr. Lygeri Dimitriou, foi levada a cabo com 14 nadadores profissionais com uma média de idade de 18 anos. Depois de inúmeros testes, os cientistas chegaram à conclusão de que os atletas que treinam durante as primeiras horas do dia têm maiores níveis de cortisol no organismo, hormônio do estresse, que estimula a conversão de proteínas em carboidratos e aumenta a concentração de açúcar no sangue.

Tal estudo revelou também que expor-se ao exercício físico matinal desemboca na menor produção de imunoglobulina A, uma substância que protege o organismo de infecções respiratórias. Os especialistas acreditam que o sistema imunológico humano tende a baixar as suas defesas às primeiras horas da manhã e se a isso se acrescenta uma atividade física, estes tendem a enfraquecer ainda mais”.

Para aqueles que realizam exercício físico moderado ou suave, a qualquer hora do dia, não constitui qualquer risco “, desde que o façam em bom estado de saúde e o façam de forma controlada e sem excessos”, porém devemos levar em conta que, pelas manhãs, a temperatura corporal está em seu ponto mais baixo, é o momento de menor energia e fluxo sanguíneo. O frio e a rigidez muscular nos tornam mais sensíveis às lesões.

Em contrapartida, perto das 6 da tarde a nossa temperatura corporal e os níveis de hormônios atingem um pico máximo, o que fisicamente o nosso corpo se encontra no melhor momento para praticar esporte. A função pulmonar é a melhor entre as 4 e as 5 da tarde, os músculos estão mais quentes e flexíveis, o que ajuda a prevenir lesões. Assim o esforço percebido é menor, trabalha-se com maior intensidade a melhorar o nosso desempenho e a libertar o stress acumulado depois do trabalho.

Estudo da Universidade de Mississippi

Concluindo, podemos dizer que segundo este estudo, o melhor momento para fazer exercício é entre as 3 e as 7 da tarde, especialmente para a prática de exercícios de resistência muscular e de construção de massa muscular. Quem optar por estes horários indicam que exercitar-se para a noite além disso, ajuda a regular o consumo de alimentos no jantar e libera o estresse acumulado durante todo o dia.

Os pontos expostos por esta pesquisa concordam com a realizada pela Universidade de Mississippi. Para este estudo, que foi realizado durante 10 semanas e contou com 16 homens, os especialistas criaram um treinamento que consistia em 45 minutos de exercícios para queimar gordura e 45 minutos de cardio. Metade dos voluntários treinava pela manhã, antes das 10 horas, e a outra metade à tarde, a partir das 6 pm.

Os registros indicaram que o grupo da tarde aumentou a sua massa muscular em 3% e reduziu a gordura corporal em 4%, enquanto que o grupo da manhã, não teve nenhum aumento de massa muscular e nenhuma redução da gordura corporal. Isso se deve, segundo os investigadores, que à tarde, os músculos têm mais força para realizar atividades de resistência e, por isso, é o melhor momento para a construção de massa corporal.

Quanto à perda de peso, praticar exercício, a última hora do dia acelera o metabolismo, um momento em que normalmente se não se realiza nenhuma atividade, começa a diminuir. Outras vantagens reveladas por essa pesquisa foram que à tarde, as lesões musculares são menores, já que os músculos estão mais quentes e flexíveis, além de realizar exercício durante a última hora do dia permite liberar as tensões acumuladas e, portanto, dormir e descansar melhor.

Dicas

Cada organismo é diferente, assim, que cada pessoa tem que procurar o horário que melhor se lhe adapte, de tal forma que o seu momento de fazer exercício lhe repercute em maiores benefícios. Para calcular esse horário basta medir a temperatura corporal e encontrar quando estiver ao máximo, de acordo com os ciclos circadianos.

Encontre a sua temperatura ideal, levando-a a cada duas horas durante cinco ou seis dias consecutivos, pode haver oscilações de até um grau e meio ao longo do dia. Analise os dados e tente fazer seus treinos no período compreendido entre as três horas antes e três depois de registrar-se a máxima temperatura corporal.

Se você acorda muito cedo, ou, pelo contrário, se você dorme tarde, é possível notar que sua temperatura mais alta se aproximar mais, pela manhã ou à noite.

Sobre o Autor

Kate administrator

Deixe uma resposta

© Nossos melhores artigos e resenhas Power Blue - DEP Funciona - Revital - Instant Lizz - SSX Caps Guias da Kate Copyright 2017.