Como limpar prata

porKate

Como limpar prata

Meu colar de prata perdeu o seu brilho, como? É de má qualidade?

Certeza que em mais de uma ocasião, ao tirar algum desses acessórios de prata que faz tempo que não usava, se encontrou com a surpresa, o objeto estava escuro e perdeu todo o seu brilho.

Pois bem, como se costuma dizer, uma boa notícia e uma má. A má notícia é que é inevitável, o bom é que tem solução. Em primeiro lugar e antes de mais nada, já vou avisando que toda prata escurece e isso não quer dizer que a peça não seja de prata, ou que seja de má qualidade.

Esta deterioração é produzido por uma reação química que tem lugar em na prata (também em outros metais) ao entrar em contato com os agentes que estão no ambiente, mas popularmente costuma-se dizer que a prata se enferruja, na realidade, isso não é verdade, há verdade, o sulfeto de hidrogênio é o que faz com que a nossa peça de prata “manche”.

Existem muitos fatores que fazem com que este processo seja mais ou menos rapidamente, por exemplo, o uso de cremes, perfumes, até o PH da pele da pessoa que leva a peça pode influenciar uma deterioração mais rápida.

Posso evitar que a prata se manche?

Por isso explicado nos parágrafos anteriores, é inevitável que a prata se acabe manchando-se, agora, podemos fazer algumas coisas para tentar fazer com que esse processo se atrase, como por exemplo:

Evite com que a prata entre em contato com Perfumes, Sabonetes, Cremes etc.

Quando guardar o objeto de prata, mas fica muito bonito no seu estojo de veludo, o melhor é guardá-lo em um saco hermeticamente fechado e em lugar escuro, para evitar seu contato com o ar e a luz, você também pode embrulhar em papel de seda preto, para obter um resultado semelhante.

Existem no mercado uma infinidade de produtos específicos para limpar a prata, mas nós vamos explicar como limpar objetos de prata com o elemento que todos nós temos em casa

Antes de começar, devemos advertir que este processo é eficaz para as peças de prata, se a joia tem componentes de outros materiais, como por exemplo, couro, laço, cristal, etc… podemos danificá-los.

Só precisa do seguinte:

  • Um recipiente para colocar água quente, pode ser, por exemplo, de metal ou de vidro.
  • Papel de Alumínio
  • Sal
  • Água Quente

Para limpar a prata, siga os seguintes passos:

  1. Revista a parte interior do recipiente com papel de alumínio, com a parte mais brilhante para cima.
  2. Coloque sal abundante no recipiente
  3. Encha o recipiente de água fervente.
  4. Introduz a prata, faça com que a prata esteja em contato com o sal.
  5. Aguarde 15 minutos
  6. Tire as peças de prata. Verificará que as peças têm polvilho, isto é porque durante estes 15 minutos ocorreu uma reação química que separa a “sujeira” da prata.
  7. Elimine os detritos com um pano ou papel absorvente, friccionando para produzir um efeito polido e obter o brilho natural da prata.

Sobre o Autor

Kate administrator

Deixe uma resposta

© Nossos melhores artigos e resenhas Power Blue - DEP Funciona - Revital - Instant Lizz - SSX Caps Guias da Kate Copyright 2017.